sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Curiosidades sobre Eclipses

eclipse
Dois mil e quinhentos anos antes de Cristo, na China, um astrólogo poderia perder a cabeça por se equivocar na previsão de um eclipse Solar.
A sombra de um eclipse desloca-se à velocidade aproximada de 1.600 Km/h no equador e a mais de 7.500 Km/h próximo dos Pólos.


Durante um eclipse total do Sol, aves e outros animais da região preparam-se para dormir ou agem de maneira confusa quando o eclipse atinge a totalidade.

Durante a totalidade de um eclipse solar, a temperatura pode chegar a baixar até 20°C.

Na Roma antiga, os habitantes tinham o costume de gritar em voz alta, a fim de socorrer o Sol eclipsado, para chamar de volta o astro quase desaparecido.

fonte: Fenómeno.trix.net

1 comentário:

Fly disse...

Aqui está uma breve visão do que as imagens de tv não te podem mostrar.
O eclipse parcial começa ,mais ou menos , uma hora antes do eclipse total. Durante esse periodo , a silhueta da Lua começa a passar em frente do disco do sol . Se olhar de frente para o Sol , com um filtro protector , pode-se ver a olho nú , que a linha exterior do disco da Lua avança vagarosa e gradualmente , através do disco solar.


Todo o ar á nossa volta , toma uma cor estranha e misteriosa que não é possivel ver em quaisquer outras condições.


Á medida que o eclipse avança , toda a natureza sente a mudança.
Os pássaros voltam ao ninho , os galos cantam , e todas as espécies de animais e plantas regressam á sua postura noctura , mesmo que seja a meio do dia.


Portanto, pode-se ver que o fenómeno é consideravelmente mais influente que , digamos, o Sol esconder-se atrás de uma nuvem.As nuvens tapam a luz do Sol , mas o eclipses tapam todas as radiações do Sol.


A paisagem vai escurecendo e as temperaturas vão descendo,


se olharmos para o chão debaixo de uma árvore com folhas , ou qualquer luz do Sol que passe por pequenos espaços , podemos ver que cada espaço projecta o Sol crescente bloqueado pelo avanço da Lua.


Centenas de imagens crescentes podem ser vistas por todo o chão.


Se alguem tiver uma visão em direcção ao oeste , a sombra a avançar do eclipse total , poderá ser vista ainda antes de chegar, é especialmente perceptivel se nuvens ou uma paisagem brilhante se encontrar na direcção que a escuridão ocorre .


A sombra avança a uma velocidade de 50 km hora.


Nos minutos finais , antes do eclipse se tornar total , muitas mais coisas acontecem. Faixas sombrias podem aparecer de repente e brilhar com um brilho apagado em todos os objectos do solo.


O circulo luminoso do Sol , começa a ficar visivel , assim como um anel brilhante á volta do disco da lua, a este efeito é chamado o " Diamond Ring".


A atmosfera interior do Sol , cromosfera , faz notar a sua côr avermelhada , chama-se a este efeito " Flash Spectrum".


As estrelas e os planetas mais brilhantes aparecem . Proeminencias solares , explosões gigantescas podem ser vistas com ajuda binoculares.


Um eclipse total do Sol é uma experiençia multifacetada , e a impressão que deixa em quem o vê , é de temor."

http://flyover-omarafado.blogspot.com/2007/02/eclipses.html